quarta-feira, 9 de abril de 2008

à todos eles...

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, perder todos meus amantes. Mas enlouqueceria se perdesse todos meus amigos”.

(Vinicius de Moraes)

“Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril”

(Oscar Wilde)

Escolhi essas citações de dois dos meus maiores ídolos, não foi à toa. Além de serem conhecidos pelas suas palavras maravilhosas, os dois são famosos também pela devoção aos seus amigos, pelo valor que davam à amizade. Principalmente Vinicius, que com um dos seus melhores amigos, Tom Jobim, formou uma dupla de grande importância para a música brasileira.

E eu, que acabo de receber um e-mail avisando que esta é a semana mundial do melhor amigo, venho buscar inspiração para falar dos meus. Eu nunca fui uma pessoa que tivesse apenas uma ou um melhor amigo. Sempre fui daquelas de andar em turma, e espalhar meu afeto, senão de forma igual, pelo menos equilibrada. Porque eu acho que vem daí toda a vantagem da amizade sobre o amor. Você só pode ter um namorado, mas pode ter uma infinidade de amigos. E eu agradeço todos os dias por não poder contá-los nos dedos das mãos.

São pessoas que me conhecem desde criança, desde adolescente, ou há apenas um ano. O tempo não importa. O que importa é que eles me conhecem como a palma da minha mão, e conseguem dizer com propriedade quando uma coisa é a minha cara e quando não é.

São as coisas que vivemos juntos. O que me traz problemas, porque basta um feriado maravilhoso pra eu achar que o tal fulano, ou fulana, é meu amigo de verdade. Não é. E nem deve ser. Porque meus amigos são diferentes. Com eles as conversas nunca acabam, os papos nunca morrem, as piadas internas são diversas. Não há decepção. Com eles eu posso rir até a barriga doer, ou chorar até ter dor de cabeça. Tanto faz.

Amigo de verdade ta ali. Do seu lado. Mesmo há quilômetros de distância. Está a distância de um abraço ou de um telefonema. E mesmo que não esteja fisicamente presente sempre dá um jeito de se fazer notar. E é isso que algumas das minhas amizades têm de mais especial.

Talvez eles não saibam a importância que tem na minha vida, mas podem crer que tem muita. O que seria de mim se não fossem as manhãs na praia, as tardes no shopping, as conversas no recreio, no café perto da faculdade? Os filmes no cinema, o brigadeiro do pé na bunda, as nights, as bebedeiras, os jantares, os almoços, as viagens, a conversa até tarde da noite? Provavelmente nada. Porque são esses momentos que fazem de mim o que eu sou hoje. Sem sentimentalismo ou demagogia. A mais pura verdade. É convivendo com os outros que você forma seu próprio caráter. E graças aos meus amigos, eu até que sou uma pessoa legal.

Com certeza uma pessoa diferente do que era ontem. Esse ontem não quer dizer passado. Quer dizer ontem mesmo. Antes de hoje. Porque cada conversa muda a gente um pouquinho. A gente aprende mais. E com meus amigos eu aprendo muita coisa. Eles mudam constantemente minha forma de pensar. Não só sobre minha pessoa como tudo. Um livro, um filme, um acontecimento, uma pessoa. Eles sempre vêem um lado que eu ainda não tinha visto. De absolutamente tudo. Por exemplo, não importa o quanto eu sofri num namoro. Eu me diverti e valeu a pena. O Diogo Mainardi não é tão ruim assim. Bob Dylan é tipo Deus. As roupas da Farm são maravilhosas, mas as da feirinha também são legais. Você pode até não concordar com as escolhas dos outros, mas não cabe a você julgar. E nunca, nunca mesmo, deixe nenhum namorado tomar conta de sua vida. Se essas visões estão todas em mim? Não sei. Mas eu considero todas elas com muito carinho.

Não importa a distância que eles estejam de mim. Pode ser nos Estados Unidos, Espanha, em Paulo de Frontin, na Barra da Tijuca, no Flamengo, na Ilha do Governador, em Ipanema ou no Céu. Não importa se a gente se veja todo dia, uma vez por semana, por mês ou por ano. Não importa se a gente se fala no telefone, por mensagem, MSN ou orkut. Não importa nada disso. O que é realmente muito importante, é o amor que a gente sente um pelo outro e o que a gente faz com ele.

Na semana internacional do melhor amigo e na semana das despedidas, aos meus amigos... MUITO OBRIGADA! Sem vocês eu não seria quem eu sou. Seja isso bom ou ruim. ;)

EU AMO VOCÊS!

Nenhum comentário: