sábado, 19 de maio de 2007

Don't worry, be yourself...

Do mesmo jeito que está na moda ser feliz, está na moda criticar a contínua busca pela felicidade, já notaram?
Ta na moda reclamar da suposta "obrigação" de ser feliz...
Sempre que eu lia alguma matéria sobre o assunto ficava pensando "ah, se todas as obrigações fossem como essas... Esse jornalista deve ser um deprimido, um infeliz, um mal-amado...".
Acho que hoje eu finalmente consegui entender...
Aquelas matérias não eram um ode à tristeza, mas apenas um questionamento...
Agora eu mesma me questiono... Porque as pessoas não entendem que não é possível ser feliz o tempo todo?

Coisas ruins nos acontecem o tempo todo... Não to falando de tragédias, mas daquelas pequenas coisas que podem ser particularmente irritantes. Aquela dor de cabeça incessante, nota baixa, falta de dinheiro, frustrações, decepções, as dorzinhas de cotovelo, os cíúmes, grosserias, aquela camada de gordura que insiste em se instalar na sua barriga, o cabelo quebrado e até mesmo a falta de saúde de entes queridos e a morte...

Por mais feliz que eu seja, sei que é NORMAL ficar triste... Ficar chateado de vez em quando... E apesar de me proibir veementemente de chorar na frente dos outros não consigo entender porque quando se está chateado deve-se esconder isso do resto do mundo.
Ok, ninguém tem nada a ver com seus problemas, você não precisa incomodar ninguém. Mas, por que diabos somos obrigados a sorrir, conversar, bater altos papos, quando nossa verdadeira vontade é socar a parede, berrar no travesseiro ou chorar na cama ouvindo AQUELA música de fossa???? Por que é tão ruim mostrar quem realmente somos se a sinceridade e honestidade é algo tão importante para todo mundo? Por que a transparência deixou de ser virtude e passou a ser defeito?
Certo está quem mostra o que sente ou quem esconde? Aliás, existe certo e errado nessa situação?

Eu sinceramente não tenho resposta para nenhuma destas perguntas...
Mas afinal de contas... a condição básica para ser feliz não é gostar de quem você é?

Ouvindo (mentalmente): Three Little Birds, Bob Marley

6 comentários:

Giz Cupolillo disse...

Eu só passo da tristeza para ficar puta de fato e inclusive em estado de prostração quando essas merdinhas têm proporções homéricas e acontecem em sequência, numa sequência de quase um ano. Agora eu acho que fechei o ciclo e veremos se fechei mesmo.

=*

Anônimo disse...

Eu só consigo ser feliz qdo sou eu.
Bjo!

lu disse...

eu nao faço questão de esconder, mas tenho uma auto-defesa natural em relação aos meus sentimentos.
sei lá.
isso tudo é complicado demais.

=*

Jade Fellows disse...

eu me fazia as mesmas perguntas que você. e também já escrevi tanto sobre esses assuntos..
na verdade, acho que se a vida fosse toda perfeitinha, com sorrisos e pulos de alegras 24 horas por dia, convenhamos que seria um saco! haha.
cada dia é um dia e "simbora viradouro!"

=*

Garota Enxaqueca disse...

Olha... parece que está em voga realmente essa coisa de "há que se ser feliz a todo custo"...

Escrevi um post sobre isso... baseado num post de uma amiga... E falo aqui o que Maysa já disse (acho que foi ela... Não estou mais tão certa): "só os idiotas são sempre felizes" ...

http://dipironasodica.blogspot.com/2007/05/estava-relendo.html

Gostei daqui...
Voltarei mais vezes...

=)

Bjus...

Anônimo disse...

vc estava lendo meu pensamento qdo escreveu isso?

BJO