domingo, 8 de junho de 2008

Como você ouve música?

Como você ouve música?

Não, não responda o óbvio. Eu sei que você ouve com os ouvidos, através de um aparelho de som qualquer – a caixa de som do computador, o mp3, ou qualquer outra coisa.

A pergunta é um pouquinho mais profunda, mais só um pouquinho: qual é seu ritual na hora de ouvir música?

Eu costumo dividir o mundo em duas metades: de um lado as pessoas que entendem de música e de outro as pessoas que tem outro tipo de relação com ela, mais emocional, eu diria. Estas podem até conhecer o assunto, mas são incapazes de pensar nisto de uma forma racional. É o meu caso.

Não que eu entenda algo. Meu conhecimento musical se limita ao “isso eu gosto”, “isso eu não gosto”, “isso é muito ruim”. E para totalmente por aí. Minha relação é totalmente irracional. Talvez daí venha o meu ecletismo. As coisas que tocam meu coração (breguérrimo, mas verdadeiro), me emocionam e me fazem chorar, são as coisas mais diversas possíveis. Acredite se quiser. Houve um tempo em que eu me emocionava ouvindo Lua de Cristal da Xuxa. Hoje não posso ouvir Hide and Seek, da Imogen Heap sem derramar duas ou três lágrimas.

O que toca meus pés e me faz dançar consegue ser ainda mais diferente. Danço funk, adoro forró, me acabo no hip-hop e sinto vontade de dançar com as coisas menos dançantes que existem. Já experimentou dançar Sun’s gonna rise, do Citizen Cope, sem parecer dançarina do Faustão? Impossível.

Minha paixão por estrada vem daí. A bem da verdade eu ODEIO estrada sem música. Acho terrivelmente monótono, sinto sono nos primeiros 20 minutos, logo depois que passa o mau-humor. Mas a combinação mp3 e estrada é algo que me encanta. Assim como a combinação esteira + hip-hop.

Sou incapaz de pegar um cd e ouvi-lo do início ao fim, só para analisar as músicas. Lá pelo meio, ou já estou viajando no que estou ouvindo, ou já larguei a tarefa super-analítica. Música para mim tem que me seduzir. Eu tenho que viajar no que estou ouvindo. Invento histórias e situações diferentes para cada canção. E é raríssimo ouvir uma música até o final. Suspicious mind, do Elvis é um bom exemplo. Eu mudo de música no primeiro refrão.

Acho lindo quem ouve o nome cd da Madonna e diz que o que ela faz é totalmente inovador. Eu repito porque concordo. Uma mulher que faz sucesso há 25 anos se reinventa claramente. Mas quem diz isso com propriedade, porque sabe do que está falando, é realmente um prodígio. Eu sei que 4 minutes é diferente de tudo que já ouvi, mas por que???

É por ignorância que gosto de coisas que as pessoas detestam e detesto coisas que as pessoas amam. Porque eu simplesmente não entendo a qualidade musical de letras e músicas. Amo Stairway to Heaven, mas pra mim aquilo é só uma viagem de ácido dos caras do Led Zeppelin. Detesto Cocaine do Eric Clapton e mais ainda The Strokes. Mesmo sabendo que não dá nem pra comparar, prefiro Please don’t stop the music, da Rihanna. Vai entender. Aliás, vai não entender nada assim lá na...!

Nenhum comentário: