quarta-feira, 8 de agosto de 2007

0% de inspiração...

Já me disseram que escrever é 10% inspiração e 90% transpiração. Nunca
consegui entender isso muito bem, porque nunca, jamais, em tempo
algum, consegui escrever um texto bom sem estar inspirada. Por mais
que me debruçasse sobre ele, ficasse horas sentada com a bunda na
cadeira, suando a mais não poder. Pra falar a verdade, não consigo
escrever nem lista de supermercado senão estiver "inspirada".

A verdade é que por isso abandono este blog de vez em quando. Esse
último sumiço foi culpa da tal da inspiração que me abandonou esses
dias. Por isso, é mais que um desafio tentar escrever um texto bom
sobre a falta de idéias quando eu estou justamente sem idéia nenhuma.
Tipo, nessas horas parece que minha cabeça é simplesmente algo vazio,
absolutamente oco.

Aí eu fico pensando, geniais são os caras (e as mulheres, obviamente,
já que existem muitas mulheres geniais) que conseguem ter idéias
maravilhosas durante boa parte do tempo, ou quem consegue vencer o tal
do bloqueio criativo?

Eu sou muito crítica comigo mesma, é verdade. E isso acaba sobrando
até pros outros. Por exemplo, se algum dia eu leio no jornal uma
crônica parecida com algo que eu faria, tenho a tendência de achar que
o cara (ou de novo, a mulher) que escreveu aquilo é um merda. Não me
ocorre em momento nenhum que se eu consigo escrever como um cronista
do Globo, eu escrevo bem na verdade. É ELE que está escrevendo como
uma estudante do 5o período de jornalismo.
Quer dizer, não é falta de confiança no meu texto, até porque sei que
escrevo melhor que a média. Aliás, por isso estou fazendo jornalismo
(dãããã!). Mas é aí que eu penso: essas pessoas também tem lá seus
bloqueios. E como elas fazem pra passar por cima deles e escrever uma
coluna, uma crônica ou um texto todo santo dia???

Sempre achei que ouvir vozes dentro da cabeça era coisa de
esquizofrênico. Hoje eu penso: porque não tem nada, além de vazio, na
minha mente? Nenhuma vozinha quer se manisfestar??? Céus! Eu estou na
profissão certa??? Vou conseguir passar por cima disso ou vou travar
cada vez que estiver sem assunto? Imagina meu chefe me mandando
escrever uma crítica sobre um filme, eu sentar na frente do PC e só
sair algo do tipo: po, aquele filme é mó legal! Aff...

Acho melhor eu ir treinando... Melhor pra mim, e pior pra vocês, que
vão ter que aguentar esses textos horríveis até eu ter uma idéia
genial... =P

Um comentário:

Jade Fellows disse...

bem vinda ao clube da falta de inspiração!
eu também sofro desse problema gravíssimo e o meu blog também fica em estado de abandono! haha.

=*