terça-feira, 12 de agosto de 2008

O que prateleiras têm a ver com seu lado "podre"

Depois de voltar de uma aula sobre Jornalismo Cultural com o Arthur Dapieve, muita coisa se esclareceu na minha mente sobre textos, opinião, e outras coisas mais.

Mas o que me chamou atenção e o que dá pra falar aqui foi uma maravilhosa explicação sobre o que escrever em um caderno de cultura. Sendo um profissional, dificilmente um jornalista poderá (pelo menos em início de carreira)escolher sobre o que falar. Ou melhor, sobre o que não falar. Caras como o Dapieve escolhem, mas, no caso de você não ser tão bom, ou tão experiente, é importante segmentar o cérebro de modo a evitar falhas graves. Falhas que podem destruir sua credibilidade ou seu emprego.

Ele divide a mente como uma estante. Na prateleira de baixo, as coisas que ele não gosta e não são importantes. Por exmplo, Concordo. Não fez cosquinha na história da música baiana, e olha que a Bahia não é lá muito exigente com isso. Pelo menos em termos de Axé.

Um pouco mais acima, as coisas que ele gosta, mas não são importantes. Claudinho e Buchecha vai aí. Concordo também. Até porque foi por causa da dupla que eu aprendi, aos 10 anos, o que significava “lenitivo”. Ainda que até hoje não consiga entender como isso se encaixa num funk.

Na prateleira do meio vai o que ele não gosta, mas é importante. Hummmm... Minha lista aqui é quilométrica.

Na de cima, o que ele gosta e realmente é importante. Rolling Stones, The Clash, Caetano Veloso, etc.

No topo da estante, o que vai além de tudo: Bach, Cartola, e uns (poucos) gênios.

Ao ouvi-lo falar disso, fiquei com uma coisa na cabeça. O grande barato da música, como forma de arte, entretenimento, o que seja, é o fato de juntar sob um mesmo teto Claudia Leite e Bach. Você pode até achar ruim (como eu particularmente acho), mas não pode usar a frase clássica de quem critica alguma coisa: “Claudia Leite não é música!”. Não, querido??? É o que??? Artes plásticas???

Diante disso, faço eu a minha listinha (gosto pouco de lista, né?)

5- Não gosto e não é importante
É o Tchan
Babado Novo (tenho vontade de morrer quando ouço Bolha de Sabão)
Pagode do tipo Travessos, Sorriso Maroto, Revelação
4- Gosto, mas não é importante
Britney Spears
Kelly Key
Boy bands, em geral

3- Não gosto, mas é importante
Paulinho da Viola
Música Clássica
2- Gosto e é importante
Tropicalismo
Bossa Nova
Madonna
Michael Jackson
Rolling Stones

1 – Tipo Deus
Chico Buarque

CAMPANHA REVELE SEU LADO PODRE!
Confesse aqui que você também gosta de Tati Quebra Barraco!

2 comentários:

february star disse...

Pelo menos em termos de Axé.

Ainda bem que vc acrescentou isso, porque o Caymmi morreu HOJE e eu já ia começar a soltar os bichos


No que o Nirvana, música de moleque, se encaixa?

lu disse...

graças a Deus eu não gosto de tati quebra barraco.

=)