domingo, 16 de dezembro de 2007

Já é Natal...

Já é Natal na Leader Maganize, na Renner, na C&A, em todos os shoppings e, a julgar pela árvore montada num canto da minha sala, aqui em casa também.
Para os que não gostam da festividade, é apenas uma forma de o comércio lucrar, e o capitalismo se manter vivo. Ou ainda, mais um encontro familiar que sempre acaba em brigas causadas pelo excesso de bebida, ou simplesmente pela oportunidade de brigar com pessoas que não se vê todos os dias.

Para quem gosta, porém, é uma maneira de estar com quem se ama (às vezes, nem todos, porque as pessoas são muitas e o Natal apenas um dia).
Final do ano é a época da famosa retrospectiva que, para muitos, leva o nome também, de faxina. Pensar no que deu certo, separar o que deu errado, mudar para o ano que se aproxima.

Aqui em casa, temos um modo bem peculiar de saber que o ano está acabando sem precisar botar o pé para fora de casa, ligar a tv, ou olhar no calendário. É Natal quando a minha mãe começa a botar a casa abaixo. Nessas ocasiões, se passar perto dela com uma roupa velha ou se estiver se sentindo meio feia, já era. Vai pro lixo ou para a pilha de doações. Tudo o que é velho vai embora. Minha avó já aprendeu e se mantém longe daqui em dezembro.

Ninguém aqui leu O Segredo, mas todo mundo acredita na tal da “energia positiva”. E coisa sem uso não atrai a tal.

Isso tudo acabou me contagiando e eu fui aprendendo que início das férias é sinal de muito trabalho. Afinal, eu sou considerada pelo meu querido namorado um dos grandes motores do capitalismo. É incrível quanta quinquilharia eu consigo comprar e quanto trambolho eu tenho que doar no final do ano, em nome da tal “energia”.

Algumas coisas ficam: livros, cds, e dvds. Afinal, coleção é coleção e eu devo ter alguns milhares de reais nas prateleiras aqui de casa. Não dou mesmo.
No mais, a faxina passa pelo orkut e pelo msn. Deletados são os que me encheram muito o saco durante o ano, ou até os que não trocaram palavra comigo. Enfeite virtual para mim é proteção de tela. Ponto.

Também é comum escrever aquelas cartinhas, né? Do mesmo jeito que a gente deve jogar fora as pessoas pentelhas, devemos reciclar a relação com aquelas que amamos. E é assim com tudo na vida.

Afinal, ano que vem eu devo acumular mais alguns montes de porcarias e em algum momento elas tem que ir embora, né?

2 comentários:

lu disse...

adoro natal!
mas esse ano tá tudo tão agitado na minha vida que ainda não tive tempo pra pensar nessas coisas...

february star disse...

Detesto Natal...huuahauauhahua

Tomara que no próximo Natal eu ainda esteja na tua lista do msn e orkut...a gente tem um ano pra se dar muito bem!

Contagem regressiva!